Corpus Chisti


Corpus Christi,

Festa onde celebramos o “Corpo de Cristo pressente na Eucaristia”



A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média. É hoje uma das mais tradicionais festas religiosas no Brasil e é comemorada desde a chegada dos portugueses que introduziram a confecção do Tapete de rua, que hoje acontece em inúmeras cidades, sempre com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando. A confecção do Tepete de Corpus Christi é uma magnífica manifestação de arte popular que tem origem na adoração ao Corpo de Cristo.
Tapete de Corpus Christi

Estamos nos preparando para mais uma festa de “CORPUS CHRITI”, esta festa consiste em Missa Festiva, Procissão e Adoração ao Santíssimo Sacramento.  Para a procissão, a comunidade de Campo Belo na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe faz anualmente a confecção do Tapete de Corpus Christi diante da entrada principal da Igreja, mas para isto, contamos com a ajuda de muitas pessoas que se doam neste dia de feriado santo, passando o seu tempo trabalhando na confecção do Tapete.

Tem trabalho para todos:

*Para quem pode colocar seus joelhos no chão e confeccionar o tapete.
*Para quem pode usar suas mãos e braços preparando e alcançando o material para quem está trabalhando diretamente no tapete.
*Conseguindo a doação dos materiais utilizados neste dia.

Quem puder doe-se de alguma forma.

Material necessário: 
·         * serragem grossa ou fina
·        *  pedrinhas coloridas
·        *  corantes de diversas cores para tinta látex (usados para tingir a serragem) borra de café
·      * sal (o sal dá um acabamento muito bonito nas partes brancas e fica com cores muito vivas ao ser tingido   com os corantes)
·        *  casca de ovo (lavadas e secas, se puder, secar ao forno para não apodrecer – no dia nós as trituramos ao máximo)
·        *  flores artificiais e flores naturais para acabamentos
·        *  tampinhas de garrafa

E tudo o que a sua criatividade mandar.

As doações podem ser encaminhadas para a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, Rua República do Iraque, 1839 – Campo Belo – SP/SP até o dia 29 de maio, quarta-feira.

Informações por telefone: 11-5041-9829 ou por e-mail: par-guadalupe@ig.com.br.